sábado, 3 de fevereiro de 2007

Os problemas sociais e ambientais nas Cidades Portuguesas, como por exemplo a Costa da Caparica.

A Costa da Caparica é uma cidade que tem problemas sociais e ambientais. Esses problemas são importantes porque afectam a qualidade de vida dos seus habitantes e prejudicam o turismo. Devemos investigar os principais problemas para os tentarmos solucionar.
Alguns dos problemas sociais são os assaltos, o desemprego, a toxicodependência, as doenças problemáticas (sida e tuberculose), a delinquência, a pobreza e a exclusão social. A delinquência e a prostituição estão ligados á excessiva afluência de imigrantes brasileiros e de minorias étnicas. A maioria das empresas contrata brasileiros porque estes aceitam salários baixos e de certa forma vão prejudicar os portugueses em relação aos postos de trabalho. Estes vêm em busca de riqueza e de novas oportunidades e na maior parte dos casos não conseguem atingir esses objectivos. Por conseguinte recorrem a meios ilícitos para sobreviver e a polícia dificilmente conseguirá dar resposta a este problema, criando um clima de instabilidade entre as pessoas.
Os problemas ambientais passam por falta de civismo e de cuidado com aquilo que é nosso. Uma das coisas que nos deve preocupar é o desaparecimento das dunas. Com a destruição das dunas, o mar avança e põe em perigo as habitações. A falta de limpeza em certas ruas, proporciona um cheiro insuportável, que não devia ocorrer numa cidade. Os sítios onde as pessoas deitam lixo são geralmente as dunas e as ruas na parte central da Costa da Caparica.
As praias deveriam ser limpas durante o ano e não só na época balnear. Deviam criar multas severas para as pessoas que poluem as praias, as ruas e as dunas. Desta forma talvez se conseguisse consciencializar os cidadãos de que a natureza é para preservar e não destruir.
A Costa da Caparica entrou no programa Polis em Janeiro de 2001, este é um projecto do Ministério das Cidades e Planeamento Territorial, visa melhorar a qualidade de vida nas cidades através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, aumentando a atractividade e competitividade de pólos urbanos que têm um papel relevante na estruturação do sistema urbano nacional, que poderá ajudar a anular esses problemas sociais e ambientais. Apesar dos incidentes que houve nos últimos dias devido ao avanço do mar para as dunas e depois do reforço que fizeram, acho que vão ultrapassar os prazos e poderão perder ou não o subsídio. No entanto, devemos esperar pelos resultados das obras e ver se vão ou não cumprir os prazos indicados.
Assim sendo, a intervenção do programa Polis na Costa tem como objectivos principais recuperar as praias urbanas através de obras de defesa costeira e de alimentação artificial das mesmas, requalificar toda a frente de praias a fim de potenciar a qualidade de uso balnear, requalificar a zona urbana da vila, criar zonas de passeio, desporto e lazer, criar zonas de estacionamento retirando os carros de áreas que deverão ser pedestres, enfim, melhorar ao máximo possível a vida dos habitantes da vila e o ambiente da Costa. Como residente na Costa desejo que este projecto seja uma realidade e que não seja só mais um documento escrito, só mais uma promessa.

4 comentários:

Anónimo disse...

eu acho que deveria explica mais sobre isso porque é um problema imporTanTe !!!!SEM COLOCAR EXEMPLO DE CIDADES....

Anónimo disse...

eu também acho isso porque os ploblemas das cidades nao estar bem explicado. bem do jeito que as pessoas entenda.

Anónimo disse...

eu também acho isso porque os ploblemas das cidades nao estar bem explicado. bem do jeito que as pessoas entenda.

Anónimo disse...

[i]eu lá quero saber dessas cidades portugues eu to tentando é fazer o meu trabalho de GEOGRAFIA por tanto quero lugares aki do BRASIL...